Páginas

Notícias Cristãs

Evangélicos educaçãLocations of visitors to this page o

segunda-feira, 21 de junho de 2010

A Páscoa!

A palavra Páscoa é de origem hebraica “pessach”, que significa passagem. Ou (passar por cima)03 tipos de páscoas que se comemoram no Brasil e em muitos países:1. Páscoa Comercial: A páscoa comercial é aquela em que as pessoas e os comerciantes só lembram-se dos produtos da páscoa. Produtos sociais: brindes, lembranças, presentes. Produtos comestíveis: ovos, chocolate, bombons, trufas, peixes, vinhos e etc. Isso mostra que o mundo capitalista não está interessado em mostrar o espírito e sentido da verdadeira páscoa!2. Páscoa dos Judeus: A celebração da páscoa dos judeus ocorreu há 3.500, que por sua vez, lembra a passagem da escravidão para a liberdade dos hebreus (antigo povo judaico) que, liderados por Moisés, deixaram a condição de escravos no Egito e seguiram pelo deserto em direção à Terra Prometida. Fato, que resultou na morte dos primogênitos egípcios, executada pelo anjo exterminador, que ao ver a marca do sangue de cordeiros nos umbrais da porta das casas, passava por cima, donde vem a palavra hebraica “Pessach”, que significa Passagem. Esta festa deve ser comemorada pelos judeus, anualmente, em cumprimento a ordem Divina. 3. Páscoa Cristã: Foi estabelecida pelo imperador romano Constantino, no Concílio de Nicéia, realizado no ano 325, que introduziu no cristianismo o culto à data e adotou a imagem do ovo para festejar a páscoa da ressurreição de Jesus. Na época, pintavam-se os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e Sua mãe, Maria. O Concílio estabeleceu também de que maneira a data comemorativa da páscoa cristã seria calculada a cada ano: no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da primavera (no hemisfério norte). Entretanto, sabemos que existe uma relação da páscoa dos judeus com a páscoa cristã, pois quando Cristo foi morto e ressuscitou, Sua ressurreição aconteceu no domingo em que os judeus comemoravam essa páscoa. Desse dia em diante, a páscoa passou a representar, Sua ressurreição – já que o sacrifício simbolizado pela antiga páscoa já havia sido cumprido. O que comemoramos hoje em dia na páscoa, portanto, é a ressurreição de Cristo, a mesma da qual todos nós ( ou quase todos) desfrutaremos daqui a algum tempo . Os símbolos ligados à páscoa são resquícios culturais da festividade de primavera (no hemisfério norte) em honra de Eostre, deusa pagã da fertilidade e do renascimento nas mitologias anglo-saxã, nórdica e germânica. Depois da cristianização dos pagãos germânicos, esses símbolos foram assimilados às celebrações da páscoa judaica. Persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.4. Símbolos da páscoa:Círio pascal
É uma vela grande que se ascende na igreja no sábado de aleluia. Simbolizando que Cristo é a Luz dos povos. Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego “alfa e ômega”, que quer dizer: Deus é o princípio e fim.
Coelho de PáscoaO coelho é um animal de grande fecundidade, (uma coelha gera de 60 a 70 filhotes por ano) e se tornou um dos símbolos mais conhecidos. Representa a Igreja e o povo cristão, que cresce e propaga a palavra de Deus para todos os povos. Segundo a Tradição católica.Cordeiro
O Cordeiro é o símbolo mais antigo da páscoa, é o símbolo da aliança feita entre Deus o e povo judeu. Para os Cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus Cristo, Cordeiro de Deus que foi sacrificado na Cruz por nossos pecados...

GirassolAssim como o girassol busca a luz solar, o cristão busca a luz de Jesus Cristo. Como símbolo da Páscoa, o girassol representa a busca humana pelo caminho de Deus.OvoO símbolo mais popular e o mais esperado pelas crianças nessa data. O ovo significa o começo da vida nas culturas pagãs. Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa, representando a ressurreição e o nascimento para uma nova vida.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolates pode ser explicada pela proibição do consumo de produtos de origem animal por alguns cristãos no período da quaresma, mas o mais provável é que o surgimento da indústria do chocolate foi a responsável por essa mudança. Fabricantes italianos tiveram a idéia de fazer esses ovos de chocolate, recheados com bombons, virando símbolo da Páscoa. Chegando ao Brasil em 1920.Pão e vinho: Que segundo o Catolicismo é a presença de Cristo nos alimentos, acreditam na transubstanciação, (que é a transformação da substância no corpo e sangue de Cristo) Uma grande heresia!Sino: As igrejas católicas no domingo de páscoa, os sinos anunciam, a celebração da ressurreição de Cristo. Óleos santos: Na antiguidade os lutadores se untavam com óleo, pois acreditavam que estas substâncias lhe davam forças.Conclusão:
Advertindo a cada cristão, que tome cuidado com os costumes pagãos que tentam sempre driblar os princípios bíblicos. Não é de hoje, que se nota como os princípios bíblicos são alterados por costumes e filosofias humanas. O coelho e o ovo, são apenas alguns exemplos das astúcias do inimigo. A Bíblia, e a Bíblia somente, devem ser única regra de nossa fé, para nos orientar, esclarecer e mostrar qual o caminho certo que nos leva a Deus e que nos apresenta os fundamentos de nossa esperança maior, que é viver com Cristo e os remidos, no céu. Devemos tomar cuidado com as crendices, tradições, fábulas, e mudanças humanas disfarçadas. Minha sugestão é examinar com oração, cuidado e com tempo as Sagradas Escrituras, para saber o que hoje é crendice ou tradição, estando atento, para saber o que realmente Deus espera de cada um de nós.

Nenhum comentário: